Olá!
A decisão de iniciar esse blog parte do que me fez continuar na arquitetura: entender o impacto que o espaço físico tem nas pessoas e como usar isso a nosso favor. A favor da nossa saúde e bem-estar.
Farei a divulgação de estudos e projetos sobre saúde e bem-estar do ocupante em edificações. Podemos falar sobre a Neurociência, o Design Baseado em Evidências, o Design Centrado no Usuário e tantas outras metodologias e técnicas.
“O fato de que um homem não perceba a nocividade de um produto ou design ao seu redor não significa que tal elemento seja inofensivo.” Richard Neutra
Desejo que seja um espaço de conhecimento, troca e conexão entre pessoas que se interessam por esse assunto. Como se trata de algo relativamente novo na ciência, o aprendizado é constante e espero que possamos fazer isso juntos.
Para “inaugurar” esse blog, trago um relatório feito pela Gensler sobre as tendências para projeto em 2025. Gensler é um escritório de arquitetura e disciplinas relacionadas com alcance global, referência em projetos de qualidade, sustentáveis e que priorizam as pessoas (essa parte é a minha opinião, eles são demais!).
Dentre todas as tendências citadas, que vocês podem ver no link abaixo, algumas delas chamaram a minha atenção:
1. Wellness Real Estate: aqui eles exploram os benefícios de imóveis que incluem o bem-estar das pessoas – tanto espaços com esse propósito como hotéis e spas, quanto o bem- estar das pessoas em escritórios e indústrias;
2. Designin Care: os espaços que priorizam o cuidado com as pessoas – seja em ambientes de saúde como hospitais e clínicas, como em escolas e residências para idosos;
3. Multigenerational Design: espaços que integram várias gerações precisam atender as diferentes demandas de experiências.
Vale a pena conferir o que esse ano de 2025 vai trazer como tendências e entender de que forma podemos usá-las a favor das pessoas.
Até a próxima!